sábado, 15 de setembro de 2012

Frutas, Castanhas e Siddhartha

   "Sei pensar, sei esperar, sei jejuar" - estas são as três habilidades que Siddhartha, personagem de Hermann Hess gaba-se de ter. Diante da beleza da obra e da grandeza da personagem, minha impressão é de que, apesar dos trabalhos de fim de semestre, das horas nas salas de espera,  e dos meus dias de frutas e castanhas, "Não sei pensar, não sei esperar, não sei jejuar".

   Para Siddhartha, pensar só é possível quando não buscamos mais, esperar só é possível quando não temos nada a perder, e jejuar só é possível quando não temos medo de não ter o que comer - e este medo só some com o jejum, que também ajuda a não ter nada a perder, que por sua vez ajuda a parar de buscar formas de ganhar. Tudo, portanto, começa com o jejum.

   Hoje, passei o dia com frutas, castanhas, água e chá. Agora à noite tomarei também suco. Fora isso, passei o dia lendo Sidarta, a versão em português do livro de Herman Hesse, escritor Prêmio Nobel de Literatura que, de acordo com Carpeaux, passou a vida a escrever histórias de rebeldes.

   Comendo abacaxi, bebendo água e lendo um livro em papel de pernas cruzadas sobre a minha cama eu me senti um rebelde. A Miss Minimalist diz que o minimalismo é uma forma de rebeldia. Conseguir comer peras em vez de chocolate, beber chá em vez de suco de garrafa e ler um livro inteiro, em vez de horas na internet ou mesmo algo no meu (querido) iPad é uma forma de rebeldia.

   Não estou aqui dizendo para carregarmos faixas imensas e brancas com letras em cinza claro dizendo "MINIMALISMO". Não. Mas devo confessar que é agradável, por um dia na semana, pensar que "estou fazendo minha parte"...

   PS: Abacaxi com amêndoas é uma delícia. Mas ainda falta bastante para eu conseguir jejuar.
   Dicas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário