quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Aceitando o desafio - Como arrumar sua mesa

  Quando li "ter menos coisas" e olhei em volta, havia dois problemas maiores: a mesa do meu quarto e minha biblioteca iniciante. Eu não tenho muitas coisas, eu acumulo muitas coisas (ou eu acumulava, vamos ver). As primeiras providências a tomar eram, então, esvaziar a mesa e doar livros.

  Eu já havia esvaziado minha mesa antes, e tudo voltou para cima dela depois. Mas eu não tinha feito nenhuma doação considerável de livros. Por isso, eu precisava de dicas sobre como fazer a primeira coisa, mas queria tentar por mim mesmo fazer a segunda. Para a mesa, eu encontrei dicas aqui, só que em inglês, então, como há três dias está funcionando, repasso bem resumidamente os passos para arrumar e manter arrumado:


1. Tire tudo da sua mesa - tudo.
2. Examine tudo: cada clips, cada caneta, cada folhinha pequena de papel.
3. Aquilo que você não vai usar, jogue no lixo agora.
4. Aquilo que você não vai usar, jogue no lixo agora (entendeu desta vez? Não espere a arrumação terminar. Jogue agora, assim que você encontrar a folhinha).
5. Tudo aquilo que você não vai usar logo, coloque em uma pastinha ou arquive organizadamente.
6. Coloque em cima da mesa só o que vai ser usado sempre e logo.


   Quando você chegar em casa, todo dia, olhe para sua mesa, veja o que você não vai usar e jogue fora. Não deixe lixo para jogar depois, não deixe nada para guardar na manhã seguinte (essa é a parte mais difícil para mim. Mas eu sei que não vou guardar na manhã seguinte).

   Para os livros, no primeiro dia eu doei tudo que consegui levar para a faculdade. Algo como 20 ou 25 livros em bom estado. Mas isso aconteceu porque eu tenho livros demais, e doar vários é algo fácil, além de não me deixar achando que estou com uma biblioteca menor ou menos completa. Depois, estou doando menos livros agora, uns três ou quatro por dia, até que eu fique com uma biblioteca realmente essencial, com aquilo que eu vou ler um dia, e não com tudo o que seria legal ler um dia.

   Estou tendo uma dupla sensação de alegria: ver minha mesa livre de entulho, e ver 25 livros que foram de avós, depois de pais e depois meus indo embora nas mãos de pessoas que eu sei que vão ler tudinho, em quinze minutos.

   Então, ficaram duas coisas para mim, por enquanto: limpe e doe. Funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário