sábado, 15 de setembro de 2012

A comida e os problemas da comida

...e as soluções da comida.


   Ontem foi aniversário de uma amiga super querida, e a comemoração foi em um restaurante mexicano super gostoso aqui de São Paulo. Eu já sabia que minha tendência seria comer bastante, especialmente porque eu estava com bastante fome antes de ir. Mas eu também sabia que a comida não seria nada saudável e que eu iria ingerir muito mais gordura e muito mais sódio do que eu precisava. Então, pensei: "Ok, eu paro em algum lugar, como uma salada de frutas, tomo uma vitamina e vou, sem tanta fome". Fiz isso, e até deu certo.

   Chegando no restaurante, eu realmente comi pouco de início e me dei por satisfeito (e feliz) rápido. Escolhi as coisas mais gostosas dentre aquilo que pedimos, comi um pouquinho de cada, repeti o que mais gostei (entenda-se: comi três bolinhos de um determinado sabor, em vez de um só) e estava bem. Pedi um suco de framboesa e ele valeu a minha noite, estava delicioso.

   Mas aí as pessoas começaram a pedir lanches individuais, e eu pensava: "Mas minha nossa, já comemos tão bem nas porções em grupo"... e começaram a dividir entre si, e me ofereceram... e eu aceitei. Foi aí que meus planos belíssimos foram por água abaixo.

   Eu comi muito mais do que previa, e embora estivesse realmente muito gostoso, lá dentro de mim eu dizia, sem culpa, mas com consciência: "Poxa, Gá, não precisava comer tanto! Você tava bem!". Mas comi bastante. E voltei para casa pesado, pela fermentação de tudo aquilo de queijo, massa e pimenta dentro de mim.

   Hoje é meu dia de comer só frutas. Um dia por semana como só frutas, castanhas e bebo chá, sucos e água - isso vem de antes do minimalismo. Por sorte calhou de ser o dia seguinte ao banquete. Então aprendi uma coisa boa:

Pegar pesado na comida não é legal. Depois de uma semana comendo direitinho, pegar pesado pesou. Evitarei fazer isso da próxima vez, mas não adianta sentir culpa por ter comido muito ontem: foi gostoso, além de comer muito, conversei muito, ri muito e me diverti muito, e tudo isso faz muito bem. Hoje, como minhas frutas e minhas castanhas e amanhã estou novo em folha para voltar a comer de forma equilibrada.


   A todos, um excelente final de semana, com comidas gostosas e muita risada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário